31 Mai 2022

Supervisores financeiros, IAPMEI e Turismo de Portugal promovem formação sobre finanças sustentáveis e transações financeiras digitais

Nos dias 17 e 18 de maio, os supervisores financeiros, juntamente com o IAPMEI-Agência para a Competitividade e Inovação e o Turismo de Portugal realizaram duas sessões de formação, uma sobre finanças sustentáveis e outra sobre cibersegurança nas transações financeiras digitais. As sessões, realizadas à distância, foram dirigidas aos formadores da bolsa de formadores certificados do IAPMEI e do Turismo de Portugal e aos colaboradores destas duas entidades e contaram com mais de 150 participantes.

Esta iniciativa foi dinamizada no âmbito do Plano Nacional de Formação Financeira e enquadra-se numa das suas linhas de ação prioritárias para 2021-2025, que prevê integrar os temas das finanças sustentáveis e digitais nos cursos de formação dirigidos aos empreendedores e gestores de micro, pequenas e médias empresas.

Na abertura das sessões participaram a representante do IAPMEI, Júlia Tomaz, a representante do Turismo de Portugal, Elisabete Félix, a Presidente da Comissão do Coordenação do Plano Nacional de Formação Financeira e representante do Banco de Portugal, Lúcia Leitão, e a representante da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) na Comissão de Coordenação do Plano, Maria Igreja, que salientaram a importância destas ações de formação e da atualidade dos temas abordados.

Na abertura da primeira sessão, dedicada às finanças sustentáveis, Maria Igreja sublinhou a importância da formação financeira das empresas e dos cidadãos na tomada de decisões que promovam a evolução da economia para um modelo de crescimento mais sustentável.

Na referida sessão foram apresentados o conceito de finanças sustentáveis, seus objetivos e quadro regulatório, os deveres das empresas relativamente a critérios de sustentabilidade ambientais, sociais e de governação (ESG, no acrónimo em inglês) e aspetos ligados à comercialização de produtos financeiros com características ESG.

Consulte aqui o programa da primeira sessão e os seus oradores.

Na abertura da segunda sessão, dedicada ao tema da cibersegurança nas transações financeiras digitais, Lúcia Leitão destacou a importância de reforçar as competências da população para a utilização segura dos produtos e serviços financeiros digitais, mitigando os riscos que lhe estão associados.

Nesta sessão foram enfatizados aspetos relacionados com a política de cibersegurança das empresas e com a prevenção e gestão do risco. Foram ainda abordados os temas da negociação de produtos financeiros em plataformas digitais e do investimento em criptoativos.

Consulte aqui o programa da segunda sessão e os seus oradores.

Supervisores financeiros, IAPMEI e Turismo de Portugal promovem formação sobre finanças sustentáveis e transações financeiras digitais

Sobre a bolsa de formadores certificados do IAPMEI e do Turismo de Portugal

A bolsa de formadores certificados do IAPMEI e do Turismo de Portugal foi criada em 2017 no âmbito do Plano Nacional de Formação Financeira e integra 18 formadores que, desde essa data, desenvolvem ações de formação financeira junto de empreendedores, empresários e gestores de micro, pequenas e médias empresas em todo o país, com vista à implementação do Referencial de Formação Financeira.