06 Jul 2021

Supervisores financeiros e SGMTSSS promovem sessão de apresentação do curso “Formação Financeira no Local de Trabalho”

No dia 5 de julho, os supervisores financeiros e a Secretaria-Geral do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (SGMTSSS) dinamizaram uma sessão de apresentação do curso “Formação Financeira no Local de Trabalho”.

A sessão enquadra-se no Protocolo de Colaboração celebrado, em dezembro de 2020, entre o Conselho Nacional de Supervisores Financeiros e a SGMTSSS, para a promoção da formação financeira no local de trabalho e dirigiu-se aos representantes dos 22 organismos que integram aquele Ministério.

A abertura da sessão contou com as intervenções do Senhor Secretário de Estado da Segurança Social, Gabriel Bastos, do Vice-Governador do Banco de Portugal, Luís Máximo dos Santos, e da Presidente da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões, Margarida Corrêa de Aguiar, que, na ocasião, sublinharam a importância estratégica desta parceria no reforço da resiliência financeira da população portuguesa e na sua preparação para lidar com choques futuros.

A apresentação do curso “Formação Financeira no Local de Trabalho” foi assegurada pelos membros da Comissão de Coordenação do Plano Nacional de Formação Financeira, Lúcia Leitão, em representação do Banco de Portugal, Eduardo Pereira, em representação da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões e Maria Igreja, em representação da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários.

O encerramento ficou a cargo da Secretária-Geral do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Maria João Lourenço.

Este curso tem como principais objetivos elevar o nível de conhecimentos financeiros e promover atitudes e comportamentos financeiros adequados. O curso tem a duração de cerca de 8h, sendo ministrado totalmente à distância, com recurso à plataforma de e-learning Todos Contam. É composto por cinco grandes áreas temáticas: orçamento familiar, contas e meios de pagamento, poupar e investir, crédito e seguros.

Sobre o Protocolo de Colaboração entre os Supervisores Financeiros e a SGMTSSS

Em dezembro de 2020, os supervisores financeiros e a Secretaria-Geral do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (SGMTSSS) assinaram um Protocolo de Colaboração, com o objetivo de promover a formação financeira dos trabalhadores dos vários organismos que integram aquele Ministério.

O Protocolo pretende contribuir para elevar o nível de conhecimentos financeiros dos trabalhadores do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social e promover a adoção de comportamentos financeiros adequados, assegurando, simultaneamente, a partilha de experiências e a reflexão conjunta acerca da estratégia de promoção da formação financeira neste contexto.

Sobre a formação financeira no local de trabalho

A formação financeira no local de trabalho tem vindo a assumir relevância nos últimos anos, na medida em que os adultos em idade ativa constituem o grupo que, com maior probabilidade, irá contrair créditos, contratar seguros, investir e poupar para a reforma.

A sua relevância para as estratégias nacionais de educação financeira tem, aliás, vindo a ser reconhecida pela International Network on financial Education da OCDE (OCDE/INFE), que considera o local de trabalho como o espaço adequado para a implementação de programas de formação financeira que auxiliem os trabalhadores a fazer uma efetiva gestão dos seus recursos financeiros. A promoção de iniciativas de educação financeira no local de trabalho contribui, segundo a OCDE/INFE, para a criação de ambientes de trabalho mais saudáveis e trabalhadores mais motivados, com os inerentes benefícios que daí advêm para as entidades empregadoras.

Supervisores financeiros e SGMTSSS promovem sessão de apresentação do curso “Formação Financeira no Local de Trabalho”