13 Set 2018

Supervisores financeiros e IEFP promovem primeiro curso de formação de formadores

O Conselho Nacional de Supervisores Financeiros (CNSF) e o Instituto do Emprego e Formação Profissional, I.P. (IEFP) assinalaram, no dia 11 de setembro de 2018, o início do primeiro curso de formação de formadores do IEFP, iniciativa desenvolvida no quadro do Acordo de Cooperação estabelecido entre o CNSF e o IEFP para a promoção da formação financeira na formação profissional.

A cerimónia de abertura decorreu no auditório do IEFP, em Lisboa, e contou com a presença do Presidente do IEFP, António Valadas da Silva, da Presidente da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, Gabriela Figueiredo Dias, do Presidente da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões, José Figueiredo Almaça e do Governador do Banco de Portugal e Presidente do CNSF, Carlos da Silva Costa.

Estiveram também presentes o Secretário de Estado do Emprego, Miguel Cabrita e o Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, José António Vieira da Silva que encerrou a sessão.

Na sua intervenção o Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social saudou a iniciativa, salientando o seu efeito multiplicador e a sua importância estratégica, potenciadores do desenvolvimento económico do país.

A formação será ministrada por formadores do Banco de Portugal, da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões e da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, tendo por base os temas, subtemas e objetivos definidos nas Unidades de Formação de Curta Duração (UFCD) do Referencial de Educação Financeira que foram integrados no Catálogo Nacional de Qualificações em 2017.

Esta primeira ação de formação dirige-se a formadores do IEFP da região de Lisboa e decorre nos dias 11, 12, 20 e 21 de setembro, prevendo-se a realização de ações similares nas cidades do Porto, Coimbra e Beja, em janeiro, março e maio do próximo ano, respetivamente, por forma a garantir uma adequada distribuição regional destas ações do Plano.

Sobre o Acordo de Cooperação entre o CNSF e o IEFP

O Acordo de Cooperação celebrado entre o CNSF e o IEFP, no passado dia 2 de julho, no âmbito do Plano Nacional de Formação Financeira, visa promover a integração de conteúdos de formação financeira nos percursos formativos dos cursos de formação profissional ministrados pelos centros de emprego de todo o país.

Este Acordo veio reforçar a cobertura do Plano junto de populações mais vulneráveis, em particular, os desempregados, proporcionando a aquisição de competências para a sua integração no mercado de trabalho.

Os conteúdos de formação financeira adequados à formação de adultos foram identificados pelos supervisores financeiros e pela Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP) e incluídos num conjunto de Unidades de Formação de Curta Duração (UFCD), que constam do Referencial de Educação Financeira aprovado pelo Ministério da Educação.

Estas UFCD foram integradas pela ANQEP no Catálogo Nacional de Qualificações, no final de 2017, permitindo assim a sua inserção na oferta formativa dos centros de formação profissional.