04 Jun 2021

Plano dinamiza ação de divulgação dos Cadernos de Educação Financeira no Colégio Paulo VI de Gondomar

No passado dia 2 de junho, o Plano Nacional de Formação Financeira (PNFF) dinamizou uma ação de divulgação dos Cadernos de Educação Financeira 1, 2 e 3 no Colégio Paulo VI, de Gondomar em que participaram cerca de 30 professores de todos os ciclos de ensino envolvendo cerca de 920 alunos.

Esta sessão de formação financeira foi realizada à distância pelos supervisores financeiros (Banco de Portugal, Comissão do Mercado de Valores Mobiliários e Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões) e é parte integrante do Prémio António Sérgio atribuído a este Colégio em 2019, na qualidade de vencedor na categoria de “Trabalhos escolares”, no âmbito do protocolo celebrado entre o Conselho Nacional de Supervisores Financeiros (CNSF) e a CASES-Cooperativa António Sérgio para a Economia Social.

Os Cadernos de Educação Financeira visam apoiar alunos e professores na abordagem aos temas definidos no Referencial de Educação Financeira para os diferentes ciclos de ensino. Podem ser usados nos diferentes contextos curriculares de aprendizagem, no âmbito das disciplinas, das ofertas complementares ou dos projetos.

Nos Cadernos de Educação Financeira os temas do Referencial de Educação Financeira são tratados de forma lúdico-didática abordando matérias financeiras fundamentais no dia a dia, como sejam o planeamento e a gestão do orçamento  familiar, a diferenciação entre necessidades e desejos, a importância da poupança e  os diversos produtos financeiros para a sua aplicação, o papel dos seguros na mitigação dos riscos,  o recurso ao crédito e o sistema financeiro.

Os Cadernos de Educação Financeira resultam de uma parceria, no âmbito do Plano Nacional de Formação Financeira, entre o Ministério da Educação, o Conselho Nacional de Supervisores Financeiros (Banco de Portugal, Comissão do Mercado de Valores Mobiliários e Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões) e quatro associações do setor financeiro (Associação Portuguesa de Bancos; Associação Portuguesa de Seguradores; Associação Portuguesa de Fundos de Investimento, Pensões e Patrimónios e Associação de Instituições de Crédito Especializado).

Foram já publicados o Caderno de Educação Financeira 1, o Caderno de Educação Financeira 2 e o Caderno de Educação Financeira 3 dirigidos a alunos do 1.º, do 2.º e do 3.ºciclos do ensino básico, respetivamente. Os Cadernos já se encontram disponíveis por toda a rede nacional de bibliotecas escolares.

O Caderno de Educação Financeira para alunos do ensino secundário será lançado brevemente.