12 Abr 2019

Global Money Week 2019 | Portugal

O Plano Nacional de Formação Financeira associou-se, mais um ano, às comemorações da Global Money Week (GMW), uma iniciativa internacional dinamizada pela Child and Youth Finance International que tem por objetivo sensibilizar os mais jovens para a importância das questões financeiras.

As iniciativas decorreram um pouco por todo o mundo, entre 25 e 31 de março, sob o lema “Learn.Save.Earn.” (“Aprende. Poupa. Ganha”).

Ao longo da semana da GMW 2019, os supervisores e os parceiros do Plano dinamizaram um conjunto de iniciativas envolvendo escolas de todo o país.

No dia 26 de março, o Banco de Portugal realizou, na sua Filial, no Porto, uma sessão para alunos da Escola Profissional Vértice (de Paços de Ferreira). Um total de 53 alunos do ensino secundário participaram em diversas atividades, destacando-se a participação no jogo “Equilibra o orçamento”, cujo objetivo principal é o explicar a importância da gestão do orçamento familiar. Durante toda a semana da Global Money Week, o Banco de Portugal, através da sua Rede Regional, dinamizou sessões de formação financeira em escolas dos distritos de Leiria, Faro, Porto, Viseu e da Região Autónoma dos Açores.

Veja as atividades desenvolvidas pelo Banco de Portugal aqui.

Autoridade de Seguros e Fundos de Pensões (ASF) associou-se ao INETESE – Instituto para o ensino e Formação e ao ISCEM – Instituto Superior de Comunicação Empresarial, tendo promovido ações de sensibilização juntos dos alunos.

Os alunos da Escola Profissional INETESE visitaram as instalações da ASF e participaram no jogo “Segura-te Bem”. O jogo permitiu aos participantes testar os seus conhecimentos sobre seguros e poupança, tendo a atividade terminado com uma visita à biblioteca da ASF.

No ISCEM os alunos participaram numa ação de sensibilização, na qual se discutiram questões relacionadas com risco e o papel dos seguros na sua mitigação, bem como se debateu a importância da poupança e da sua correta aplicação.

Veja as atividades desenvolvidas pela ASF aqui.

No dia 29 de março, a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) participou nas iniciativas dinamizadas pelo Agrupamento de Escolas Marinha Grande Nascente. Na Escola da Comeira, uma das 17 escolas deste agrupamento, cerca de 130 alunos do ensino pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico envolveram-se num conjunto de iniciativas lúdico-didáticas sobre temas financeiros, incluindo a declamação de rimas, a interpretação de canções e de dança e a representação de uma peça de teatro.

Veja as atividades desenvolvidas pela CMVM aqui.

A participação portuguesa na Global Money Week contou com a participação de um total de 21 escolas portuguesas, através da promoção de sessões formativas e outras atividades como a dinamização de jogos e sessões de formação. Conheça aqui as atividades desenvolvidas pelas escolas e outras entidades parceiras do Plano.