21 Jun 2021

Direção-Geral da Educação e supervisores financeiros realizam webinar sobre os Cadernos de Educação Financeira

No dia 8 de junho, a Direção-Geral da Educação (DGE) e os supervisores financeiros dinamizaram o webinar: “Um olhar sobre os Cadernos de Educação Financeira”, especialmente dirigido a educadores e professores de todos os níveis de educação e ciclos de ensino, que contou com mais de 80 participantes.

Na abertura da sessão, a Subdiretora-Geral da Educação, Maria João Horta, sublinhou a importância da parceria estabelecida entre a DGE e os supervisores financeiros, desde o arranque do Plano Nacional de Formação Financeira em 2011, a qual tem sido fundamental para a introdução da educação financeira nas escolas. Por sua vez, os membros da Comissão de Coordenação do Plano reiteraram a disponibilidade de continuar o trabalho conjunto com a DGE e agradeceram o empenho que os professores e educadores têm demonstrado na abordagem dos temas da educação financeira. A Comissão de Coordenação realçou ainda que Portugal é hoje uma referência internacional no que concerne à introdução da educação financeira nas escolas.

A primeira parte do webinar teve como objeto de análise o Referencial de Educação Financeira. Desde cedo a DGE e os supervisores financeiros sentiram a necessidade de preparar um documento orientador para a implementação da educação financeira no meio escolar. O Referencial está organizado por níveis de educação e por ciclos de ensino, desde a educação pré-escolar até ao ensino secundário, obedecendo a uma estrutura que agrupa, para cada um, temas globais, subtemas e objetivos. Devido à sua natureza flexível e não prescritiva, o Referencial pode ser utilizado em contextos muito diversificados, quer no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, quer no quadro do desenvolvimento de projetos e iniciativas que contribuam para a formação pessoal e social dos alunos.

Seguiu-se a apresentação dos Cadernos de Educação Financeira 1, 2 e 3 dirigidos aos diferentes ciclos do ensino básico. Estes materiais foram preparados para apoiar professores e alunos na abordagem aos temas do Referencial de Educação Financeira de forma lúdico-didática, através de um conjunto de histórias e exercícios práticos adequadas às idades e desafios característicos das diferentes faixas etárias. Para cada um dos Cadernos, foram ainda identificados os objetivos de aprendizagem, os quais tendem a ser aprofundados progressivamente em função dos ciclos de ensino dos alunos. Estes materiais podem ser descarregados gratuitamente no portal Todos Contam ou adquiridos através do site da Editorial do Ministério da Educação e Ciência, bem como em livrarias.

Este webinar contou também com o testemunho da professora do 1.º ciclo do ensino básico, do Agrupamento de Escolas General Serpa Pinto, de Cinfães, Irene Ramos, que partilhou a sua experiência na utilização dos Cadernos de Educação Financeira em sala de aula. A Professora referiu que as histórias protagonizadas pela família Moedas, em particular os irmãos Tomás e Clara, cativam a atenção dos alunos, dada a linguagem e as ilustrações utilizadas nas narrativas. Destacou a importância dos exercícios apresentados nos Cadernos, a partir dos quais os Professores têm a possibilidade de desenvolver outras atividades que chegam a ultrapassar a esfera escolar e que acabam por ser trabalhados também em contexto familiar. Sublinhou, ainda, que este efeito multiplicador dos jovens nas suas famílias acabou por se revelar particularmente importante durante a fase de confinamento, devido à pandemia, nomeadamente quanto ao interesse pelo tema do orçamento familiar e ao reconhecimento da importância do planeamento financeiro em situações de adversidade.

A Coordenadora Nacional da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), Manuela Siva, foi também uma das oradoras convidadas para este webinar, tendo destacado o papel desempenhado pela RBE na distribuição dos Cadernos de Educação Financeira pelas bibliotecas escolares de todo o país. A Coordenadora Nacional da RBE referiu igualmente que, sendo a literacia financeira um dos temas presente no plano de ação das bibliotecas, os Cadernos e os seus personagens “têm sido muito inspiradores”. Explicou que os Cadernos são uma ferramenta muito importante para o objetivo de desenvolver nos alunos competências de leitura e escrita, de cálculo, mas também de capacidade de análise e de síntese.

Webinar