27 Abr 2018

Conselho Nacional de Supervisores Financeiros entrega prémio do Concurso Todos Contam ao Centro Educativo dos Olivais (Coimbra)

A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), em representação do Conselho Nacional de Supervisores Financeiros (CNSF) entregou ao Centro Educativo dos Olivais (Agrupamento de Escolas Martim de Freitas) o Prémio Especial do Júri, atribuído no âmbito da 6.ª edição do Concurso Todos Contam.

Este prémio distingue a continuidade e solidez do projeto de formação financeira iniciado pelo Centro Educativo dos Olivais (CEO) em 2015.

A cerimónia teve lugar em Coimbra e o prémio foi entregue pela Vice-Presidente, Filomena Oliveira, em representação do CNSF, numa sessão em que estiveram presentes, para além da Diretora do CEO, Ângela Portugal e da Coordenadora do CEO, Conceição Dixe, o Diretor-Geral da Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais, Celso Manata, a Diretora do Centro Protocolar de Formação Profissional para o Setor da Justiça, Ana Elisa Santos, o Vereador da Câmara Municipal de Coimbra com o pelouro da Educação, Jorge Alves, a representante da CMVM na Comissão de Coordenação do PNFF, Maria Igreja, e as representantes do Banco de Portugal e da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões na Comissão de Comissão de Coordenação do PNFF, respetivamente, Susana Narciso e Lucélia Fernandes.

Durante a sessão os alunos da turma de Jardinagem do CEO apresentaram o projeto vencedor “A contar contigo” e protagonizaram um momento musical, no qual interpretaram diversos temas e ainda um rap inédito sobre sustentabilidade, com letra e música da sua autoria.

Foi também dado testemunho por um empreendedor sobre a sua experiência na criação e manutenção de um negócio.

O formador de jardinagem enquadrou o projeto desenvolvido com os alunos do Centro, salientando a importância da sustentabilidade.

No encerramento da sessão a Vice-Presidente da CMVM enfatizou o relevo que o projeto de formação financeira levado a cabo pelo CEO assume no âmbito do Plano e no universo das escolas concorrentes ao Concurso Todos Contam. A educação e o conhecimento, e, em particular, a formação financeira, são componentes fundamentais para uma cidadania plena, e a possibilidade de estes jovens poderem adquirir capacidades e competências ao nível do ensino básico, secundário e profissional é um exemplo meritório reconhecido pelo Júri do Concurso Todos Contam, que pela 3.ª vez atribuiu uma distinção a este Centro Educativo.

Por fim, o Diretor-Geral da Reinserção e Serviços Prisionais enalteceu o trabalho desenvolvido pelo CEO na área da formação dos jovens, manifestando o seu apoio às iniciativas e atividades relativas a literacia financeira inerentes ao projeto do Concurso Todos Contam.

SOBRE O PROJETO VENCEDOR

O projeto “A contar contigo” envolveu jovens entre os 14 e 18 anos, trabalhando, em simultâneo as componentes da literacia financeira e da sustentabilidade. O conceito da poupança e da racionalização da utilização dos recursos foi aplicado na prática, na disciplina de jardinagem, mediante a criação de compostagem de terra, de plantação e manutenção de hortas biológicas, cujos alimentos são depois transformados pelos próprios alunos e utilizados na confeção de refeições, de doces, de chás, de ervas aromáticas, bem como no aproveitamento de espécies de plantas vulgarmente pouco utilizadas para fins alimentares. Também as noções de poupança de água e de luz no dia a dia e a criação de hábitos de reciclagem de lixo foram temas trabalhados pelos alunos em várias disciplinas práticas e teóricas.

Para além da vertente de criação de competências individuais aos alunos, o plano de atividades deste projeto inclui também uma vertente social, a qual contempla, nomeadamente, a mobilização dos jovens da comunidade para a recolha e doação de bens essenciais a entregar entregar aos mais desfavorecidos ou a instituições de solidariedade social.

A realização do projeto conta com o envolvimento de todos os colaboradores do Centro Educativo e é interdisciplinar.