28 Jan 2022

Conferência de lançamento do referencial de literacia financeira para adultos da UE

No dia 25 de janeiro, teve lugar a conferência de lançamento do referencial de literacia financeira para a população adulta da União Europeia, desenvolvido no âmbito de um projeto conjunto da Comissão Europeia (CE) e da Rede Internacional de Educação Financeira da OCDE (OCDE/INFE).

Se não teve oportunidade de assistir à conferência em direto, pode ver aqui a gravação (apenas em inglês).

A abertura da sessão esteve a cargo da comissária europeia dos Serviços Financeiros, Estabilidade Financeira e União dos Mercados de Capitais, Mairead McGuinness, que destacou a importância deste referencial para um entendimento comum sobre quais devem ser as competências financeiras que permitem aos adultos europeus tomar decisões ajustadas às suas necessidades e objetivos financeiros. A abertura contou também com a intervenção do secretário-geral da OCDE, Mathias Cormann, que salientou a atualidade das competências identificadas no referencial e a importância destas competências para que os adultos da UE possam aumentar o seu nível de resiliência face a choque financeiros adversos, como a pandemia de COVID-19.

Seguiu-se um painel de discussão sobre a implementação do referencial e os seus benefícios para os países europeus, composto por representantes das autoridades nacionais dos Estados-Membros, do setor privado e do meio académico.

A presidente da Comissão de Coordenação do Plano Nacional de Formação Financeira e diretora do Departamento de Supervisão Comportamental do Banco de Portugal, Lúcia Leitão, participou neste painel em representação das autoridades nacionais dos Estados-Membros. Na sua intervenção, a presidente da Comissão de Coordenação começou por referir que as orientações estratégicas definidas pelo Plano Nacional de Formação Financeira no horizonte 2021-2025 estão alinhadas com os temas identificados no referencial, designadamente ao nível das finanças digitais, das finanças sustentáveis e da resiliência financeira. Lúcia Leitão acrescentou ainda que o Plano pretende reforçar os seus projetos estratégicos dirigidos ao público adulto, destacando o projeto da formação financeira no local de trabalho como um dos que permite abranger uma parte significativa desta faixa etária.

O painel contou também com a participação do professor da Faculdade de Economia e Gestão da Universidade KU Leuven, Kristof de Witte, do CEO da Association of Flemish Individual Investors, diretor-geral da Beconomics e membro do Conselho Consultivo da Better Finance, Ben Granjé, e do diretor-executivo do World Savings Banks Institute, Peter Simon.

O encerramento da sessão esteve a cargo do diretor de Políticas Horizontais da Direção Geral de Serviços Financeiros, Estabilidade Financeira e União dos Mercados de Capitais da CE, Marcel Haag, e do diretor-adjunto da Direção para os Assuntos Financeiros e Empresariais da OCDE, Nicolas Pinaud.

Recorde-se que esta conferência surge na sequência da publicação do referencial de literacia financeira para adultos europeus pela CE e OCDE/INFE. Para saber mais sobre os objetivos e estrutura deste documento, consulte a notícia publicada neste portal aqui.

Conferência de lançamento do referencial de literacia financeira para adultos da UE