22 Mai 2023

Como pode proteger-se da inflação e da subida das taxas de juro? As Autoridades Europeias de Supervisão explicam

As Autoridades Europeias de Supervisão — Autoridade Bancária Europeia (EBA), Autoridade Europeia dos Valores Mobiliários e dos Mercados (ESMA) e Autoridade Europeia dos Seguros e das Pensões Complementares de Reforma (EIOPA) — divulgaram fichas com respostas a perguntas frequentes sobre o impacto da inflação e da subida das taxas de juro.

O objetivo destas fichas é explicar aos consumidores, de forma simples e clara, o que é a inflação, como é que a inflação e a subida das taxas de juro podem afetar as suas finanças pessoais e como é que os consumidores podem proteger-se e mitigar esse impacto, incluindo nos produtos financeiros que detenham ou pretendam vir a contratar como produtos de crédito, de aplicação de poupança, de investimento, ou de seguros e fundos de pensões.

Estes conteúdos foram preparados pelo subgrupo de educação financeira do Comité Conjunto das Autoridades Europeias de Supervisão e contaram com os contributos do Banco de Portugal, da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões e da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários.

As Autoridades Europeias de Supervisão estão a preparar versões destes materiais em todas as línguas nacionais da União Europeia, que serão divulgadas em breve. A versão portuguesa será publicada neste portal.