07 Mai 2018

Banco de Portugal entrega prémios do Concurso Todos Contam

Nos dias 19 e 20 de abril, o Banco de Portugal entregou três prémios da 6.ª edição do Concurso Todos Contam, em representação do Conselho Nacional de Supervisores Financeiros.

O Vice-Governador do Banco de Portugal, Luís Máximo dos Santos, entregou, no dia 19 de abril, o prémio de melhor projeto para a educação pré-escolar ao Centro de Bem-Estar Social de Foros de Salvaterra e o prémio de melhor projeto para o 1.º ciclo do ensino básico ao Agrupamento de Escolas de Pombal, respetivamente.

A Vice-Governadora do Banco de Portugal, Elisa Ferreira, entregou, no dia 20 de abril, ao Agrupamento de Escolas General Serpa Pinto o prémio de continuidade, destinado a valorizar o projeto plurianual deste agrupamento que tem participado e ganho várias edições do Concurso Todos Contam.

As visitas organizadas pelo Banco de Portugal contaram com a presença de representantes da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões e da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários.
 

Prémio para a educação pré-escolar: Centro de Bem Estar Social de Foros de Salvaterra

O projeto vencedor do Centro de Bem Estar Social de Foros de Salvaterra, “Aprendendo, despontando valores financeiros”, envolve alunos da educação pré-escolar e inclui a dinamização de um workshop sobre poupança, a realização de atividades adaptadas do Caderno de Educação Financeira 1, dirigido ao 1.º ciclo do ensino básico, e a dinamização da atividade “O Mundo das Profissões”, no qual as crianças exploram as profissões e como através delas se pode poupar. Este foi o segundo prémio consecutivo atribuído ao Centro de Bem Estar Social de Foros de Salvaterra, que participa no Concurso Todos Contam desde a 3.ª edição (em 2014) e que já havia recebido uma menção honrosa na 4.ª edição, em 2015. 

Na cerimónia de entrega do prémio, o Vice-Governador do Banco de Portugal, Luís Máximo dos Santos, felicitou o Centro de Bem Estar Social de Foros de Salvaterra pelos prémios obtidos no Concurso Todos Contam: “Estamos aqui para celebrar um prémio que recompensa um trabalho excelente que tem vindo a ser feito ao longo de vários anos. Neste caso, é bom ser repetente”. 

A cerimónia teve início com uma mensagem de boas-vindas da Diretora do Centro de Bem Estar Social de Foros de Salvaterra, Carla Nunes, do Presidente da União de Freguesias de Salvaterra de Magos e Foros de Salvaterra, Manuel Bolieiro, e da Vereadora da Educação da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, Helena Neves.

Seguiu-se a intervenção da Presidente da Comissão de Coordenação do Plano Nacional de Formação Financeira e representante do Banco de Portugal, Lúcia Leitão, que elogiou igualmente o trabalho desenvolvido pela escola e conversou com os alunos sobre a importância da poupança e de, desde cedo, saberem distinguir o necessário do supérfluo.

Os alunos, com idades entre os 3 e os 4 anos, apresentaram uma peça de teatro com o título “Como poupar nas diferentes profissões”, tendo por base a família Moedas, do Caderno de Educação Financeira 1 e distribuíram flyers com dicas de poupança que foram produzidos pelos próprios alunos, no âmbito do projeto de educação financeira, para distribuir pela comunidade de Foros de Salvaterra.

 

Prémio para o 1.º ciclo do ensino básico: Agrupamento de Escolas de Pombal – Escola Básica de Pombal

O projeto vencedor do Agrupamento de Escolas de Pombal, “A contar e a poupar, o Planeta vou salvar”, envolve alunos do 1.º ciclo do ensino básico. Neste projeto, os temas do Referencial de Educação Financeira são abordados numa perspetiva abrangente, integrando os temas financeiros (como a poupança) nas preocupações de desenvolvimento sustentável previstas na Agenda 2030 das Nações Unidas. Inclui atividades lúdicas sobre necessidades e desejos, desenvolvimento sustentável, publicidade, compra por impulso e meios de pagamento. Prevê também a elaboração de folhetos e cartazes com dicas de poupança e a dinamização de atividades sobre meios de pagamento e o sistema financeiro.

O Vice-Governador do Banco de Portugal, Luís Máximo dos Santos, destacou o facto de ser a segunda vez que o Agrupamento de Escolas de Pombal é premiado no Concurso Todos Contam e que este é um projeto muito estruturado, que desperta os alunos para a ligação entre a educação financeira e os objetivos de desenvolvimento sustentável. “Estamos aqui para assinalar o vosso mérito. Vocês ganharam um prémio. É um trabalho muito meritório e, quando assim é, sabe sempre bem e é justo ser recompensado”.

A sessão teve início com a declamação de um poema por parte dos alunos da Escola Básica de Pombal. Seguiu-se uma mensagem de boas-vindas do Diretor do Agrupamento de Escolas de Pombal, Fernando Mota, e da Vereadora da Câmara Municipal de Pombal, Ana Cabral.

A Presidente da Comissão de Coordenação do Plano Nacional de Formação Financeira e representante do Banco de Portugal, Lúcia Leitão, felicitou a escola e a professora responsável pelo projeto por terem adotado uma visão abrangente e muito atual das questões financeiras, alinhando o projeto de educação financeira com os objetivos de desenvolvimento económico sustentável previstos na Agenda 2030 das Nações Unidas.

Seguiu-se uma breve apresentação do projeto, por parte da professora responsável pela sua implementação, Helena Reis. Os alunos do 3.º ano cantaram depois a canção “Poupar” e “Poupar a Rimar” e a sessão terminou com um breve apontamento musical.

 

Prémio de continuidade: Agrupamento de Escolas General Serpa Pinto

O projeto vencedor do Agrupamento de Escolas General Serpa Pinto, “Educação Financeira no 1.º CEB”, envolve alunos do 1.º ciclo do ensino básico e inclui a construção de cartazes e desdobráveis, a realização de ações de sensibilização para pais e encarregados de educação, a visita a lojas e supermercados, a realização de um concurso de quadras alusivas à poupança, a criação do “Hino da poupança” e a encenação de situações relacionadas com consumo, utilização de caixas automáticos e idas ao banco. O Agrupamento de Escolas General Serpa Pinto é a escola mais premiada no Concurso Todos Contam, tendo participado em todas as edições, desde a 1.ª edição, em 2012, e recebido cinco prémios nas seis edições deste concurso (respetivamente nas 1.ª, 2.ª, 3.ª, 5.ª e 6.ª edições).

Na cerimónia de entrega do prémio de continuidade, a Vice-Governadora do Banco de Portugal, Elisa Ferreira, reconheceu a capacidade daquele agrupamento de escolas de realizar o programa de educação financeira mais premiado ao longo dos anos no Concurso Todos Contam. “O que reconhecemos na vossa escola é a capacidade, não de fazer apenas um fogacho ou um momento, mas de desenvolver um programa continuado (ao longo dos anos). E são os programas continuados que mudam a nossa maneira de pensar por dentro. Que nos mudam enquanto pessoas”.

A cerimónia teve início com uma mensagem de boas-vindas do Diretor do Agrupamento de Escolas General Serpa Pinto, Manuel Pereira, do Presidente do Conselho Geral do Agrupamento Escolas General Serpa Pinto, Jorge Ventura e do Presidente da Câmara Municipal de Cinfães, Armando Mourisco.

Seguiram-se as intervenções da representante da Direção-Geral da Educação, Rosália Silva, e da Presidente da Comissão de Coordenação do Plano Nacional de Formação Financeira e representante do Banco de Portugal, Lúcia Leitão, que elogiaram o trabalho de excelência desenvolvido por este agrupamento de escolas ao longo dos anos.

Os alunos dramatizaram a História da Cigarra e da Formiga, realizaram uma breve apresentação fotográfica das atividades já desenvolvidas pela escola e, por último, cantaram uma canção sobre a poupança.