07 Dez 2021

ASF lança projeto “Vamos Falar Seguro”

A Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões lança o projeto “Vamos Falar Seguro”, um programa de formação financeira que aposta no desenvolvimento e produção de conteúdos digitais, com o objetivo de apoiar o consumidor na compreensão dos produtos e serviços do setor segurador e do setor dos fundos de pensões.

O projeto assenta num modelo de comunicação com o consumidor, focado na disponibilização de conteúdos em formatos mais apelativos e que pretendem reforçar a acessibilidade e compreensão e transparência da informação disponibilizada.

Na primeira fase do projeto será lançado uma série de 10 vídeos informativos, com a marca “Vamos Falar Seguro”, nos quais se discutem questões de natureza muito prática e se respondem a algumas das dúvidas mais frequentemente apresentadas pelos consumidores em diferentes matérias, tais como o seguro de saúde, o sinistro automóvel, o seguro de vida associado ao crédito à habitação, a contratação de seguros através de canais digitais e o procedimento de apresentação de uma reclamação.

Os conteúdos serão disponibilizados nas diferentes plataformas digitais da ASF, com uma periodicidade de 15 dias, e serão complementados através de um conjunto de outros materiais de formação financeira.

O desenvolvimento de iniciativas de formação financeira através de canais digitais pretende não só melhorar o acesso do consumidor à informação, aumentando o seu alcance e eficácia, como também tornar os conteúdos mais inclusivos e disponíveis a um maior número de pessoas.

O primeiro episódio da série “Vamos Falar Seguro”, intitulado “O seguro de saúde explicado”, já se encontra disponível no Portal do Consumidor da ASF.

Nas próximas semanas serão disponibilizados os episódios “Tive um acidente automóvel. E agora?”, “Vou comprar casa. E o seguro de vida?”, “Contratação de seguros através de canais digitais” e “Como apresentar uma reclamação”.

O reforço do apoio ao consumidor de seguros e de fundos de pensões é um compromisso da ASF para os próximos anos.

Continuaremos, por isso, a encetar esforços no sentido de robustecer a comunicação com o consumidor tornando-a, mais próxima, fácil e rápida. Assista ao primeiro episódio “O seguro de saúde explicado” aqui.