22 Mar 2024

ASF entregou prémios do Concurso Todos Contam ao Agrupamento de Escolas de Sampaio

A Presidente da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF), Margarida Corrêa de Aguiar, em representação do Conselho Nacional de Supervisores Financeiros (CNSF), entregou, no dia 20 de março, ao Agrupamento de Escolas de Sampaio, o “Prémio Escola”, para o ensino secundário, e o Prémio Professor(a).

O Agrupamento de Escolas de Sampaio foi premiado com o projeto “Finanças em Foco”, que envolveu cerca de 600 alunos e abordou temas do Referencial de Educação Financeira, como “necessidades e desejos”, “despesas e rendimentos”, “planeamento e gestão do orçamento”, “empréstimos”, “meios de pagamento” e “aplicações da poupança”. O projeto envolve a realização de diversas atividades com os alunos, nomeadamente seminários, sessões de sensibilização, visitas de estudo e a criação de materiais didáticos, tais como jogos e bandas desenhadas.

O Prémio Professor(a) foi entregue a Ana Callaty Garcia, professora responsável pelo projeto de educação financeira do Agrupamento de Escolas de Sampaio, cujo amplo trabalho realizado neste âmbito se tem vindo a destacar nos últimos anos.

A abertura da sessão ficou a cargo do Diretor do Agrupamento de Escolas, José Francisco Caeiro, e da Adjunta da Direção, Mafalda Gonçalves, tendo contado ainda com a intervenção da representante da Direção-Geral da Educação, Rosália Silva.

A Professora Ana Callaty Garcia e os alunos da turma de Economia apresentaram o projeto vencedor.

Na ocasião, a Presidente da ASF felicitou o Agrupamento de Escolas de Sampaio pelo projeto “Finanças em foco”, sublinhando o facto de sendo um estreante no Concurso Todos Contam ganhou o “Prémio Escola” para o ensino secundário e ganhou, também, o “Prémio Professor(a)”, atribuído à Professora Ana Callaty Garcia.

Realçou o exemplo que constitui o Agrupamento de Escolas de Sampaio pelo sucesso na educação financeira dos seus alunos e do trabalho coletivo empreendido.

E realçou a extensa atividade desenvolvida pela Professora Ana Callaty Garcia em diferentes projetos de educação financeira com uma grande abrangência de alunos e escolas pertencentes ao Agrupamento.

A sessão contou também com a presença do representante da ASF na Comissão de Coordenação do Plano Nacional de Formação Financeira, Eduardo Farinha Pereira, Diretor do Departamento de Supervisão Comportamental da ASF, e de representantes das equipas dos supervisores financeiros.

Sobre o Concurso Todos Contam

O Concurso Todos Contam é promovido anualmente pelo Conselho Nacional de Supervisores Financeiros (ASF, Banco de Portugal e Comissão do Mercado de Valores Mobiliários) em colaboração com o Ministério da Educação, com o objetivo de premiar os melhores projetos de educação financeira a implementar nas escolas.

A 12.ª edição do Concurso Todos Contam contou com um total de 43 candidaturas a “Prémios Escola”, que envolveram cerca de 7.500 alunos de 63 escolas da maioria dos distritos de Portugal Continental e também das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira. Foram também submetidas 5 candidaturas ao “Prémio Professor(a).