Fundação Dr. António Cupertino de Miranda

A Fundação Dr. António Cupertino de Miranda aderiu às comemorações da Semana da Formação Financeira 2021.

Para assinalar esta data, a Fundação vai promover diversos Laboratórios de Literacia Financeira, no âmbito do Projeto “Eu e a Minha Reforma”, dirigidos a pessoas residentes na Região Norte com mais de 55 anos e que apresentem vulnerabilidades sociais e risco de exclusão financeira e social. Estas iniciativas desenvolvem-se através de sessões de capacitação presenciais e à distância, onde todos os participantes têm a oportunidade de participar, interagir e adquirir conhecimentos e informações úteis para a gestão financeira do seu dia-a-dia.

Paralelamente, os alunos serão incentivados a participar num desafio sobre o tema da poupança, no âmbito do programa de educação financeira “No Poupar Está o Ganho”.

Ainda no âmbito do programa de educação financeira “No Poupar Está o Ganho”, os professores inscritos neste concurso vão participar em diversas ações de formação. Estas sessões terão a modalidade de ação de formação de curta duração acreditada (total 6 horas) e serão dinamizadas à distância.

Adicionalmente, pessoas com défice cognitivo, formadores e terapeutas ocupacionais vão participar numa atividade que pretende ser um contributo para a capacitação em literacia financeira deste público, designadamente no que concerne à compreensão e gestão do dinheiro. Esta atividade insere-se num programa estruturado que apresenta recursos pedagógicos especialmente preparados e adequados às caraterísticas do público. Todos os conteúdos utilizados têm como base o Referencial de Educação Financeira.