Fundação Dr. António Cupertino de Miranda

A Fundação Dr. António Cupertino de Miranda aderiu às comemorações da Global Money Week 2022.

Para assinalar a Global Money Week 2022, a Fundação Dr. António Cupertino de Miranda irá dinamizar as Olimpíadas de Educação Financeira, as quais se enquadram no projeto “No Poupar Está o Ganho!”.

O projeto “No Poupar Está o Ganho” é um programa implementado em regime de continuidade, ao longo do ano letivo, que reconhece a importância da formação financeira e destina-se a todos os ciclos de ensino, desde o pré-escolar. Este projeto apresenta três eixos fundamentais: a transmissão de conhecimentos financeiros; o desenvolvimento de competências; a mudança de atitudes e comportamentos com base em decisões informadas e financeiramente corretas. Na sociedade atual, os cidadãos têm necessidade de tomar decisões do foro financeiro cada vez mais complexas e cada vez mais cedo nas suas vidas. É, pois, fundamental capacitar as crianças e os jovens, em particular, com conhecimentos e competências necessárias a uma correta tomada de decisões, tendo em vista a gestão do dinheiro, hoje e no futuro. O lema da GMW integrará as várias iniciativas previstas.

A Fundação Dr. António Cupertino de Miranda vai também dinamizar o programa de educação financeira "Por Tua Conta", especificamente desenhado para os alunos que se encontram a frequentar o ensino profissional. O programa está assente em módulos de aprendizagem disponibilizados através de uma plataforma de e-learning, onde alunos e professores têm acesso aos conteúdos programáticos abordados no programa e às atividades propostas. Com esta sessão de capacitação, a Fundação Dr. António Cupertino de Miranda pretende dotar os professores de competências financeiras que possam ser transmitidas aos seus alunos, preparando-os para a vida adulta e para o mercado de trabalho.

A Fundação Dr. António Cupertino de Miranda vai ainda dinamizar o projeto “Eu e a Minha Reforma”, cujo objetivo visa a inclusão financeira e digital da população com mais de 55 anos. Este projeto procura diminuir, por um lado, assimetrias de informação e conhecimentos financeiros e, por outro lado, capacitar para o acesso e utilização de serviços financeiros e digitais, contribuindo assim para a aquisição de conhecimentos e competências e para a mudança de comportamentos e atitudes.

A atividade central da iniciativa consiste no programa de desenvolvimento de competências sob a forma de Laboratórios de Literacia Financeira, em contexto informal, visando a melhoria de conhecimentos e atitudes financeiras, o aprofundamento de conhecimentos e capacidades na utilização dos serviços financeiros digitais, o apoio à inclusão financeira, o desenvolvimento de hábitos de poupança, a promoção do recurso responsável ao crédito e a criação de hábitos de precaução contra a fraude. No âmbito dos Laboratórios, durante a GMW será integrada a temática deste ano nas apresentações e motivado o diálogo sobre a importância da temática “Constrói o teu futuro: usa o teu dinheiro de forma inteligente!”.