Agrupamento de Escolas Gardunha e Xisto

O Agrupamento de Escolas Gardunha e Xisto, em Fundão, aderiu às comemorações da Global Money Week 2021.

Para assinalar a Global Money Week 2021, o Agrupamento de Escolas Gardunha e Xisto desenvolveu um debate dirigido a alunos de diferentes ciclos de ensino, desde o pré-escolar ao terceiro ciclo, sobre a gestão do orçamento familiar e a importância da poupança.

No âmbito desta atividade, foram apresentados aos alunos orçamentos que variam consoante o ciclo de ensino (1.º ciclo – 20 euros; 2.º ciclo – 70 euros; e 3.º ciclo: 350 euros). De seguida, os alunos analisaram um panfleto de supermercado com os produtos que podem adquirir, bem como os respetivos preços. Com base nestes dois fatores, os alunos tiveram que decidir que bens adquirir, entre essenciais e supérfluos, de modo a não exceder os seus orçamentos. Para os alunos do ensino pré-escolar, o Agrupamento de Escolas apresentou notas e moedas, a fim de sensibiliza-los para a importância do dinheiro.

Na segunda atividade denominada “Mealheiro amigo do ambiente”, os alunos do ensino pré-escolar e 1.º ciclo do ensino básico foram desafiados a construir um mealheiro com materiais reutilizados das suas casas. Após a construção do mealheiro, os alunos, com o apoio dos pais e encarregados de educação, tiraram fotografias e enviaram ao respetivo professor. De seguida, o professor partilhou as fotografias com os restantes alunos para estes selecionarem as suas preferidas. Foi ainda pedido aos alunos uma pequena apresentação sobre os seus mealheiros, bem como o método de construção utilizado. No final da atividade, a turma escolheu o mealheiro que a representa.

O Agrupamento de Escolas Gardunha e Xisto desenvolveu também um Kahoot! com perguntas de literacia financeira, o qual foi respondido por  alunos do 2º ciclo do ensino básico. No final da atividade, as turmas envolvidas escolheram o “conselheiro financeiro e económico” que as representa e debateram as suas funções.

Este Agrupamento de Escolas lançou ainda um concurso de vídeos “Cuida de ti, cuida do teu dinheiro”, onde os alunos do 3º ciclo do ensino básico foram desafiados a elaborar um curto vídeo (por exemplo: TikTok), com a duração máxima de 2 minutos, cujo conteúdo procurou sensibilizar os colegas para importância do tema da Global Money Week 2021. Os vídeos vencedores foram divulgados nas redes sociais do Agrupamento de Escolas e dos parceiros que se associaram a esta campanha.