14 Mar 2023

Plano dinamizou ação de formação para colaboradores da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima

Os supervisores financeiros dinamizaram, no dia 9 de março, uma ação de formação dirigida a colaboradores da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) que prestam apoio a vítimas de burlas financeiras.

A ação foi organizada ao abrigo da cooperação entre os supervisores financeiros e a APAV no quadro do Plano Nacional de Formação Financeira (PNFF). Na abertura da sessão, a Secretária-Geral da APAV, Carmen Rasquete, sublinhou a importância desta colaboração para a missão da APAV, e a Presidente da Comissão de Coordenação do PNFF, Lúcia Leitão, destacou o papel relevante que esta entidade desempenha no apoio a públicos vulneráveis à fraude financeira. A representante da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) na Comissão de Coordenação do PNFF, Maria Igreja, reforçou, na sua intervenção, a relevância desta parceria. Contou ainda com a participação da Procuradora do Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP), Andrea Marques.

A formação decorreu nas instalações da APAV, em Lisboa, e foi ministrada por formadores do Banco de Portugal e da CMVM. Teve como objetivo dotar os colaboradores da APAV de conteúdos e ferramentas para identificar e prevenir situações de fraude, relacionadas com ofertas de crédito fácil, burlas com cartões de pagamento e outros produtos, como os criptoativos. A formação incidiu também sobre os cuidados e as regras de segurança a observar no acesso a produtos e serviços financeiros, através de canais digitais, os enviesamentos comportamentais dos cidadãos perante situações de fraude e a intermediação financeira não autorizada. Foi realçada, ainda, a importância da adoção de comportamentos seguros na tomada de decisões financeiras, num contexto de utilização crescente de canais digitais e de realização de operações financeiras à distância.