28 Mar 2023

CMVM e Euronext dinamizam sessão sobre mercado de capitais

No âmbito da 11.ª edição da Global Money Week, a CMVM recebeu no dia 23 de março 70 alunos do ensino secundário do Agrupamento de Escolas Artur Gonçalves e do Instituto de Educação Técnica (INETE) para uma sessão de formação e sensibilização sobre temas do mercado de capitais, sob o mote “Poupar hoje, investir no futuro”

A sessão foi aberta pela Vice-Presidente da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, Inês Drumond, que deu as boas-vindas aos alunos e aos professores referindo que “uma das principais funções da CMVM, enquanto regulador, é promover a estabilidade financeira e a confiança no setor financeiro. Salientou também a importância da educação financeira na formação cívica dos jovens, tendo em vista o desenvolvimento de conhecimentos e capacidades para a adequada tomada de decisões financeiras ao longo da vida.

A sessão foi dinamizada por 3 colaboradores da CMVM que desafiaram os conhecimentos dos alunos num quiz sobre poupança e investimento, a que se seguiu uma intervenção focada em noções básicas sobre o mercado de capitais e investimento, destacando-se o papel da CMVM.

Após esta sessão, os alunos deslocaram-se até à Euronext Lisbon para assistir a uma apresentação sobre a Bolsa de Valores, dinamizada pela Diretora de Comunicação da Euronext Lisbon, Sandra Machado. Os estudantes tiveram oportunidade de protagonizar o Toque do Sino, momento simbólico de encerramento das sessões de bolsa.

Sobre a Global Money Week

A Global Money Week (GMW) é uma campanha internacional de sensibilização dos jovens para a importância das questões financeiras, dinamizada anualmente na última semana de março. Ao longo das suas 10 edições, a GMW já envolveu mais de 56 milhões de crianças e jovens de 176 países.

Desde 2020, a Global Money Week é coordenada a nível mundial pela International Network on Financial Education da OCDE (OCDE/INFE), após a extinção da Child and Youth Finance International.

A partir de 2021, o Plano Nacional de Formação Financeira é a entidade coordenadora nacional da GMW.