18 Mai 2022

Supervisores financeiros divulgam os Cadernos de Educação Financeira junto do Agrupamento de Escolas de Aver-o-Mar

No dia 12 de maio, os supervisores financeiros dinamizaram uma sessão de divulgação dos Cadernos de Educação Financeira dirigida a cerca de 25 professores de diferentes ciclos de ensino do Agrupamento de Escolas de Aver-o-Mar, na Póvoa do Varzim, que abrangem aproximadamente 1200 alunos.

A sessão fez parte do Prémio Cooperação e Solidariedade António Sérgio atribuído em 2021 ao Agrupamento de Escolas de Aver-o-Mar, na qualidade de vencedor na categoria de Trabalhos de Âmbito Escolar. Os supervisores financeiros associam-se a este prémio no âmbito do protocolo celebrado com a CASES – Cooperativa António Sérgio para a Economia Social.

Na sessão, realizada à distância, foram apresentados os Cadernos de Educação Financeira, materiais didático-pedagógicos preparados para apoiar professores e alunos na abordagem aos temas do Referencial de Educação Financeira. Os temas surgem nestes Cadernos de forma lúdico-didática, através de um conjunto de histórias, situações-problema e exercícios práticos adequadas às idades e desafios característicos das diferentes faixas etárias. Na sessão foram ainda explorados os conteúdos disponíveis no portal Todos Contam e nas suas bibliotecas.

Os Cadernos de Educação Financeira resultam de uma parceria, no âmbito do Plano Nacional de Formação Financeira, entre o Ministério da Educação, os supervisores financeiros e quatro associações do setor financeiro (Associação Portuguesa de Bancos; Associação Portuguesa de Seguradores; Associação Portuguesa de Fundos de Investimento, Pensões e Patrimónios e Associação de Instituições de Crédito Especializado).

Os Cadernos de Educação Financeira estão disponíveis para download gratuito neste portal, na área dedicada a cada caderno: https://www.todoscontam.pt/pt-pt/cadernos-de-educacao-financeira.