15 Abr 2021

CNSF publica Programa de Atividades do Plano Nacional de Formação Financeira para 2021

O Conselho Nacional de Supervisores Financeiros (CNSF), que integra o Banco de Portugal, a Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões e a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, divulga hoje o Programa de Atividades para 2021 do Plano Nacional de Formação Financeira (PNFF).

Neste documento são apresentadas as principais atividades a desenvolver pelos supervisores financeiros e pelos parceiros do Plano durante o ano em curso.

Entre as principais atividades previstas merece especial destaque a revisão da estratégia do Plano para o quinquénio 2021-2025. Neste exercício serão ponderados os desafios que se antecipam para os próximos anos, no âmbito da formação financeira, nomeadamente os decorrentes do impacto da situação da pandemia do COVID-19 nas famílias e empresas, a curto e médio prazo. Pretende-se que este processo seja amplamente participado, contando com o contributo de entidades provenientes de vários sectores da sociedade e um especial envolvimento dos parceiros do Plano.

Destaca-se também a publicação do Caderno de Educação Financeira 4, destinado ao ensino secundário, completando-se assim a oferta de materiais didáticos para todos os ciclos de ensino. Este projeto insere-se no âmbito da parceria entre o CNSF, o Ministério da Educação e quatro associações do setor financeiro: Associação Portuguesa de Fundos de Investimento, Pensões e Patrimónios (APFIPP), Associação Portuguesa de Bancos (APB), Associação de Instituições de Crédito Especializado (ASFAC) e Associação Portuguesa de Seguradores (APS).

Os supervisores financeiros pretendem ainda reforçar a estratégia de comunicação do Plano através dos canais digitais, com especial enfoque nas redes sociais, difundindo conteúdos de formação e informação financeira para a população em geral e recursos para formadores e professores através da página de Facebook do Todos Contam.