Prevenir a fraude
Existem diferentes tipos de fraude financeira em relação aos quais se devem tomar as necessárias precauções. Há cuidados gerais a ter para proteção dos dados ou documentos pessoais. Mas há também cuidados específicos a ter em relação aos produtos bancários, produtos de investimento e seguros.
ESQUEMAS DE FRAUDE FINANCEIRA
As fraudes financeiras podem assumir diferentes graus de sofisticação e as mais diversas formas, como por exemplo:
- apropriação indevida de dados pessoais, por telefone, pela internet ou por furto de documentos;
- falsas propostas de aplicação de dinheiro com remunerações elevadas, através de contactos telefónicos, correio eletrónico ou outros meios;
- ofertas de concessão de crédito por parte de particulares ou outras entidades não autorizadas a fazê-lo; ou
- falsificação de notas e moedas.
CONTACTOS EM CASO DE FRAUDE
As pessoas que tenham sido vítimas de fraude financeira, ou que desconfiem de alguma situação irregular, devem contactar de imediato a instituição de crédito. Podem também contactar as seguintes entidades:
- órgão de polícia mais próximo (PSP, GNR, Polícia Judiciária),
- Ministério Público,
- Comissão Nacional de Proteção de Dados, ou
- Direção-Geral do Consumidor.