29 Mar 2018

Vencedores do European Money Quiz 2018

As alunas Mariana Policarpo e Leonor Madeira, ambas do 9º ano, do Agrupamento de Escolas Padre António Vieira, em Lisboa, foram as vencedoras da final nacional do European Money Quiz 2018.

No dia 20 de março, 50 alunos do 7.º ao 9.º ano de escolaridade do Agrupamento responderam a um conjunto de vinte questões onde se incluíam, por exemplo, as seguintes: O que é a inflação? O que caracteriza um cartão de crédito? Qual é o objetivo do Banco Central Europeu?.

A final nacional do European Money Quiz foi promovida pela Associação Portuguesa de Bancos (APB) em parceria com a Junior Achievement Portugal. A sessão contou com a participação da Diretora do Agrupamento, Dulce Chagas; da Secretária-Geral da APB, Manuela Athayde Marques; da Diretora do Departamento de Supervisão Comportamental do Banco de Portugal, Lúcia Leitão; da assessora do Conselho de Administração da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, Maria Igreja, e da representante da Junior Achievement Portugal, Joana Silva.

As vencedoras deste concurso de literacia financeira vão representar Portugal na finalíssima europeia, que tem lugar em Bruxelas no dia 8 de maio. As vencedoras do European Money Quiz português habilitam-se agora ao prémio final – um cheque de 3 mil euros para a escola vencedora a nível europeu.

O European Money Quiz é um jogo que, pela primeira vez, junta milhares de alunos de vários países europeus, numa competição única que pretende, de uma forma lúdica, promover e testar a literacia financeira dos jovens entre os 13 e os 15 anos.