21 Dez 2018

Vencedores da 7.ª Edição do prémio cooperação e solidariedade António Sérgio

Os vencedores do Prémio Cooperação e Solidariedade António Sérgio 2018 serão anunciados pela CASES – Cooperativa António Sérgio para a Economia Social, numa cerimónia pública inserida no Tributo a António Sérgio, que decorrerá na Sociedade Portuguesa de Autores, em Lisboa. A entrega de prémios contará com a presença do Senhor Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, José António Vieira da Silva.

Vencedores 2018

Categoria de Inovação e Sustentabilidade

Nesta categoria venceram ex-aequo duas entidades, a Coolabora, com o projeto Troca a Tod@s, e a U.DREAM, com a iniciativa Expansão da U.DREAM para a cidade de Aveiro. Foram também entregues duas menções honrosas: Solidaried'arte e Casa do Povo de Abrunheira.

Categoria de Estudos e Investigação

O júri atribuiu o prémio a Vítor Manuel Figueiredo, com a tese de Doutoramento em Gestão da Universidade da Beira Interior As Cooperativas como Alianças Estratégicas: Fatores de sucesso para a satisfação dos cooperadores vitivinícolas da região do Dão.

Categoria Trabalhos de Âmbito Escolar

O Agrupamento de Escolas Conde de Ourém venceu com o projeto AGIR.

Categoria Trabalhos Jornalísticos

O prémio foi atribuído ex-aequo a Isabel Osório pela reportagem televisiva Os 25 Anos da Associação Abraço e Marta Gonçalves e Nuno Botelho pelo trabalho jornalístico Gente bonita come fruta feia: as virtudes da imperfeição.

Foi ainda atribuída uma menção honrosa a Pedro Vasco Oliveira, pela reportagem Confederação Portuguesa de Economia Social: Nascimento de uma organização impensável há pouco mais de um ano.

Prémio de Honra Personalidade da Economia Social 2018

Honra à Carreira

Foi distinguido Francisco Silva, secretário-geral da CONFAGRI, pelo seu percurso profissional ligado ao sector cooperativo agrícola e ao crédito agrícola;

Honra à Capacidade Empreendedora

A premiada foi Ivone Félix, Coordenadora Executiva da CERCIOEIRAS, pela sua atividade na prestação de serviços e respostas sociais para as necessidades das pessoas com deficiência intelectual e respetivas famílias.

Sobre o Prémio António Sérgio

O Prémio Cooperação e Solidariedade António Sérgio, criado em 2012 pela CASES, constitui uma forma pública e solene de homenagear as pessoas singulares e coletivas que, em cada ano, mais se tenham distinguido em domínios relevantes para a economia social.

Pela primeira vez, e em representação do CNSF, a Vice-Presidente da CMVM, Filomena Oliveira, integrou o júri do Prémio Cooperação e Solidariedade António Sérgio.

O Conselho Nacional de Supervisores Financeiros (CNSF) (Banco de Portugal, Comissão do Mercado de Valores Mobiliários e Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões), no âmbito do Plano Nacional de Formação Financeira, associa-se à CASES através da oferta de formação financeira aos vencedores das categorias “Inovação e Sustentabilidade” e “Trabalhos Escolares”.