03 Nov 2022

SGMTSSS associa-se à Semana da Formação Financeira 2022

A Secretaria-Geral do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (SGMTSSS) e os supervisores financeiros (Banco de Portugal, Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões e Comissão do Mercado de Valores Mobiliários) realizaram, em conjunto, duas iniciativas de literacia financeira no âmbito da Semana da Formação Financeira 2022.

A primeira iniciativa decorreu no dia 28 de outubro e consistiu na dinamização de um webinar sobre “A gestão das finanças pessoais num contexto de inflação”, no qual participaram, por videoconferência, cerca de 200 colaboradores da SGMTSSS. O webinar contou com as intervenções da Diretora do Departamento de Supervisão do Banco de Portugal e Presidente da Comissão de Coordenação do Plano Nacional de Formação Financeira, Maria Lúcia Leitão, que abordou o tema “A resiliência financeira num contexto de incerteza”, e do Economista Sénior, da Área de Análise Estratégica, Inovação e Comunicação da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, Fernando Silva, que dedicou a sua apresentação ao tópico “O impacto da inflação nas decisões de aplicação de poupança”.

A outra iniciativa teve lugar no dia 31 de outubro e assinalou o lançamento da 7.ª edição do Curso de Formação Financeira no Local de Trabalho, dirigida a cerca de 140 colaboradores da SGMTSSS. A sessão de apresentação do curso contou com a participação da equipa do Plano Nacional de Formação Financeira e de representantes da SGMTSSS.

O curso tem a duração de cerca de 8 horas, sendo ministrado totalmente à distância, com recurso à plataforma de e-learning Todos Contam com uma componente de avaliação de conhecimentos através da plataforma Moodle. O programa de formação é composto por cinco áreas temáticas: orçamento familiar, contas e meios de pagamento, poupar e investir, crédito e seguros.

O projeto da formação financeira no local de trabalho, desenvolvido pelo Plano Nacional de Formação Financeira, é resultado do Protocolo de Colaboração assinado em dezembro de 2020, pelos supervisores financeiros e pela SGMTSSS e tem como principais objetivos elevar o nível de conhecimentos financeiros e promover atitudes e comportamentos financeiros adequados, apostando na abordagem dos temas mais relevantes para os consumidores de produtos e serviços financeiros.