13 Jul 2022

Sessão de lançamento - Relatório do 1.º Inquérito sobre a Literacia Financeira de Empresários de Micro e Pequenas Empresas e os desafios da COVID-19 em Portugal

O Conselho Nacional de Supervisores Financeiros (CNSF) e o Ministério da Economia e do Mar vão divulgar os resultados do 1.º Inquérito sobre a Literacia Financeira de Empresários de Micro e Pequenas Empresas e os desafios da COVID-19 em Portugal, numa sessão que terá lugar no próximo dia 18 de julho, pelas 11h, no Museu do Dinheiro, em Lisboa.

A sessão contará com as intervenções do Ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva, e dos membros do Conselho Nacional de Supervisores Financeiros, o Vice-Governador do Banco de Portugal, Luís Máximo dos Santos, em representação do Governador do Banco de Portugal e Presidente do CNSF, Mário Centeno, a Administradora do Banco de Portugal, Ana Paula Serra, a Presidente da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões, Margarida Corrêa de Aguiar, e o Administrador da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, Rui Pinto.  

A apresentação dos resultados do 1.º Inquérito à Literacia Financeira dos Empresários de Micro e Pequenas Empresas em Portugal estará a cargo da Subdiretora do Gabinete de Estratégia e Estudos do Ministério da Economia e do Mar, Rita Bessone Basto. A sessão contará igualmente com a participação de Flore-Anne Messy, Secretária Executiva da Rede Internacional de Educação Financeira da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE/INFE).

Consulte o programa da sessão aqui.

Sobre o 1.º Inquérito sobre a Literacia Financeira de Empresários de Micro e Pequenas Empresas e os desafios da Covid-19 em Portugal

Em 2021, o CNSF e o Ministério da Economia e do Mar, através do seu Gabinete de Estratégia e Estudos, conduziram o 1.º inquérito à literacia financeira dos empresários de micro e pequenas empresas.

Este inquérito integrou o primeiro exercício de comparação internacional da literacia financeira dos empresários (proprietários e gestores) de micro e pequenas empresas, promovido pela presidência italiana do G20, com base no questionário desenvolvido pela OCDE/INFE. Com este exercício, o G20 e a OCDE/INFE pretenderam avaliar a literacia financeira dos empresários e o nível de digitalização das suas empresas, aproveitando também a oportunidade para avaliar a forma como as empresas inquiridas enfrentaram os desafios da pandemia de COVID-19.