16 Jul 2019

Plano promove ação de formação financeira para colaboradores das autarquias de Terras de Trás-os-Montes

Nos dias 9, 10 e 11 de julho teve lugar, em Macedo de Cavaleiros, uma ação de formação financeira dirigida a colaboradores das autarquias locais de Terras de Trás-os-Montes, no âmbito do Acordo de Cooperação celebrado entre o Conselho Nacional de Supervisores Financeiros (Banco de Portugal, Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões e Comissão do Mercado de Valores Mobiliários), a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) e a Comissão Intermunicipal (CIM) de Terras de Trás-os-Montes, no passado dia 21 de junho.

A ação de formação teve lugar no Centro Cultural de Macedo de Cavaleiros e contou com participantes das nove autarquias locais que integram a CIM de Terras de Trás-os-Montes: Alfândega da Fé, Bragança, Macedo de Cavaleiros, Miranda do Douro, Mirandela, Mogadouro, Vila Flor, Vimioso e Vinhais.

O objetivo desta ação foi reforçar as competências dos colaboradores destas autarquias e disponibilizar-lhes ferramentas que lhes permitam dinamizar campanhas de sensibilização financeira dirigidas à população local, bem como esclarecer os cidadãos em temas como planear e gerir o orçamento familiar, a importância da poupança, o recurso ao crédito e os seguros. A formação foi ministrada por representantes do Banco de Portugal, da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões e da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários.

A sessão de encerramento contou com a presença do Presidente da CCDR-N, Fernando Freire de Sousa, do Presidente da CIM de Terras de Trás-os-Montes e da Câmara Municipal de Miranda do Douro, Artur Nunes, da Vereadora da Cultura, Educação e Ação Social da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros, Elsa Escobar, da Presidente da Comissão de Coordenação do Plano Nacional de Formação Financeira e represente do Banco de Portugal, Lúcia Leitão e da Representante da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários na Comissão de Coordenação do Plano, Maria Igreja.  

Nesta sessão, o Presidente da CCDR-N salientou que esta iniciativa teve como objetivo apoiar as autarquias da CIM de Terras de Trás-os-Montes a levar a formação financeira aos seus territórios. Destacou também que, em 2019, as atividades da Semana da Formação Financeira, que decorrem no final de outubro, terão como centro uma escola de Bragança e todo o território de Trás-os-Montes, referindo que a CCDRN irá associar-se a esta semana para dar mais visibilidade às iniciativas desta região. 

Esta primeira iniciativa com as autarquias da CIM de Terras de Trás-os-Montes dá continuidade à implementação do Protocolo de Cooperação celebrado em 2017 entre o CNSF e a CCDR-N, que visa a promoção da formação financeira na região Norte, através das autarquias locais. Recorde-se a implementação do Protocolo iniciou-se com as autarquias da CIM do Tâmega e Sousa, através da celebração de um acordo de cooperação em junho de 2017. As autarquias da CIM do Alto Tâmega aderiram ao projeto em junho de 2018, onde também têm vindo a ser dinamizadas várias iniciativas de informação e formação financeira, com o apoio do Plano.