23 Jun 2022

OCDE/INFE divulga relatório sobre formação financeira no local de trabalho

A Rede Internacional de Educação Financeira da OCDE (OCDE/INFE) divulgou o Policy handbook on financial education in the workplace, relatório que destaca a importância da formação financeira no local de trabalho e apresenta as experiências e os desafios dos países membros desta organização, entre os quais Portugal, no desenvolvimento e implementação de programas de literacia financeira dirigidos a trabalhadores.

Este relatório tem como objetivo apoiar autoridades públicas, empregadores e outros stakeholders relevantes na definição de políticas de formação financeira que visem aumentar os níveis de literacia financeira dos trabalhadores através da dinamização de iniciativas no seu local de trabalho, beneficiando deste canal para atingir de forma mais eficaz e abrangente este público.

A experiência do Plano Nacional de Formação Financeira é uma das referidas no relatório, em particular o projeto que os supervisores financeiros estão a implementar com o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, para promover a formação financeira dos trabalhadores dos vários organismos que integram aquele ministério. Esta formação é realizada à distância e de forma totalmente autónoma pelos trabalhadores, com recurso à plataforma de e-learning Todos Contam e ao seu ambiente Moodle.

O relatório foi divulgado, no dia 15 de junho, num webinar organizado pela OCDE/INFE, no qual foram apresentados os objetivos e a estrutura da publicação, partilhadas experiências de vários países e discutido o futuro da formação financeira num contexto de profundas transformações no mercado de trabalho.

O webinar contou com a participação da diretora do Departamento de Supervisão Comportamental do Banco de Portugal e presidente da Comissão de Coordenação do Plano Nacional de Formação Financeira, Lúcia Leitão, que moderou o painel em que os representantes do Canadá, Países Baixos e Hong Kong (China) apresentaram as suas iniciativas de formação financeira no local de trabalho.

SOBRE A OCDE/INFE

A Rede Internacional de Educação Financeira foi criada, em 2008, sob a égide da OCDE, para promover princípios e boas práticas de formação financeira.

A OCDE/INFE funciona como plataforma de recolha de dados e informação sobre a literacia financeira, com vista à elaboração de relatórios analíticos e comparativos e ao desenvolvimento de investigação e instrumentos de política. Nesta rede, participam entidades reguladoras, bancos centrais, ministérios das finanças e agências de educação financeira de países membros e não membros da OCDE.

O Banco de Portugal, a Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões e a Comissão do Mercados de Valores Mobiliários são membros da OCDE/INFE.