24 Out 2024
O que marcou a Semana Mundial do Investidor 2024
A Semana Mundial do Investidor (SMI) é uma iniciativa global promovida anualmente pela IOSCO – International Organization of Securities Commissions (organização internacional de reguladores na área dos valores mobiliários), coordenada a nível nacional pela CMVM em cooperação com 12 parceiros*, que visa sensibilizar e alertar para a importância da educação financeira e da proteção dos investidores.
A 8.ª edição decorreu de 7 a 11 de outubro, com o tema "Os jovens e o setor financeiro: Oportunidades e Desafios”, tendo sido marcada por várias iniciativas que destacaram a importância da literacia financeira em tempos de transformação digital.
Em Portugal, a iniciativa Hora da Literacia Financeira nas Escolas assinalou o arranque da SMI, no dia 7 de outubro, e mobilizou 5441 alunos do 10.º ao 12.º ano de norte a sul do país. Esta ação, desenvolvida pela CMVM, em parceria com a Direção-Geral da Educação (DGE), e apoiada pelos restantes 11 parceiros, envolveu 433 turmas de mais de 200 escolas, desafiando os alunos a participar num quiz interativo sobre conceitos financeiros essenciais, como poupança e investimento, seguido de um debate.
A CMVM organizou, no dia 8 de outubro, um webinar para professores, intitulado "Investir através da internet: armadilha ou oportunidade?", em parceria com a DGE. Também realizou duas lives: a primeira, em colaboração com a Comissão de Valores Mobiliários do Brasil, sob o tema "Estar online... mas sem perder a cabeça", que conectou estudantes do ISEG (Lisboa) e do INSPER (São Paulo) para debater os desafios do investimento digital, e a segunda, em colaboração com a CFA, no ISCTE, sobre "Os jovens e as suas táticas de investimento" que explorou as estratégias de investimento entre este público.
O supervisor financeiro preparou ainda, no âmbito do PNFF, o webinar “Financiar a inovação empresarial através do mercado de capitais” com o IAPMEI e o Turismo de Portugal, a par de outras iniciativas, nomeadamente a publicação do Guia do Investidor, disponível no Portal do Investidor, e a produção, em colaboração com a RTP1, de vídeos educativos que abordaram temas como a fraude financeira e o impacto dos influenciadores digitais.
Os 12 parceiros da SMI 2024 dinamizaram também um conjunto de ações de formação e sensibilização financeira dirigidas a públicos diversificados.
Pode consultar aqui o programa da SMI e, se não teve oportunidade de assistir às sessões online, pode ver as gravações através do canal Youtube da SMI.
*São parceiros da CMVM na SMI: a Associação de Empresas Emitentes de Valores Cotados em Mercado (AEM), a Associação Portuguesa de Bancos (APB), a Associação Portuguesa de Seguradores (APS), o Banco de Portugal, a DECO Associação, a Associação Portuguesa de Analistas Financeiros (APAF), a Associação Portuguesa de Fundos de Investimento, Pensões e Patrimónios (APFIPP), a Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF), a CFA Society Portugal e a Euronext. São parceiros convidados a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) e a Direção-Geral da Educação (DGE).