10 Jul 2020

Ministério da Educação e Banco de Portugal realizam webinar sobre educação financeira digital

A Direção-Geral da Educação (DGE) do Ministério da Educação e o Banco de Portugal dinamizaram, no dia 7 de julho, o webinar “Navegar em Segurança – Pagamentos digitais”, especialmente dirigido a professores. Este foi o primeiro de uma série de webinars promovidos pelo Plano Nacional de Formação Financeira e contou com um total de 1.469 participantes através dos diferentes canais em que foi difundido.

Se não teve a oportunidade de ver o webinar em direto, pode assistir à gravação disponível em: https://youtu.be/K_-ha7fFajA

A abertura do webinar esteve a cargo do Diretor-Geral da Educação, José Vítor Pedroso, o qual destacou a importância do tema da cibersegurança, sobretudo no atual contexto de pandemia, em que a transição para o digital foi acelerada, tanto no setor financeiro como na área da educação. 

Seguiu-se a intervenção da diretora do Departamento de Supervisão Comportamental do Banco de Portugal e presidente da Comissão de Coordenação do Plano Nacional de Formação Financeira, Lúcia Leitão, que começou por recordar o trabalho desenvolvido, desde 2011, entre os supervisores financeiros e a Direção-Geral da Educação no âmbito da promoção da educação financeira nas escolas. Sublinhou também que a educação financeira digital é uma prioridade estratégica do Banco de Portugal que lançou, em 2018, a campanha #ficaadica, com o objetivo de sensibilizar os jovens para os cuidados a observar quando utilizam os canais digitais para aceder a produtos e serviços bancários.

Na primeira parte do webinar, a responsável pelo Programa de Consciencialização em Cibersegurança do Departamento de Sistemas e Tecnologias de Informação do Banco de Portugal, Ida Correa, analisou os principais tipos de fraude online e os cuidados a ter para proteger o equipamento (computador, tablet ou telemóvel), as ligações de internet e os dados pessoais.

Na segunda parte, o coordenador da Área de Regulação, Consultoria Jurídica e Reclamações do Departamento de Supervisão Comportamental do Banco de Portugal, Pedro Dias, apresentou os riscos associados à contratação de serviços bancários digitais, em particular para realizar pagamentos online, utilizando cartões ou aplicações móveis (como o mbway). Analisou também os cuidados a ter para uma utilização segura destes instrumentos de pagamento, destacando a importância das novas regras de autenticação forte do cliente.

O webinar foi transmitidos em três canais do Facebook da DGE (SeguraNet, Selo de Segurança Digital e ERTE) e ainda através do seu canal do youtube.