28 Out 2024
Inquérito da CMVM à população universitária sobre investimento
A CMVM realizou, em 2024, o 5.º inquérito online dirigido, maioritariamente, à população universitária, tendo em vista avaliar o nível de conhecimentos financeiros e tendências de investimento.
O inquérito, que abrangeu 2550 respondentes considerados válidos permite concluir que continua a ser necessário reforçar a literacia financeira da população.
Quanto aos conhecimentos sobre mercados e produtos financeiros, 38,5% dos inquiridos afirmam-se conhecedores ou muito conhecedores destas matérias, e 67,4% consideram que os respetivos conhecimentos são superiores ou muito superiores aos da média da população portuguesa.
Da análise das características sociodemográficas dos inquiridos conclui-se que os maiores níveis de literacia financeira se encontram entre os que se identificam como homens, trabalhadores por conta de outrem, com idade entre 26 e 35 anos, que concluíram o mestrado, MBA ou doutoramento, e com rendimento líquido mensal do agregado familiar superior a 2500€. Por seu turno, os níveis de literacia financeira mais baixos encontram-se nos que se identificam como mulheres, a frequentar o ensino superior, com menos de 26 anos e com rendimento mais baixo (até 2500€).
Na escolha dos produtos financeiros de investimento, os critérios mais referidos são o risco (84,0% dos inquiridos) e a rentabilidade desses produtos financeiros (83,1% dos inquiridos).
Quase metade (47,2%) dos inquiridos desconhecem os produtos de investimento sustentáveis. Os 12,9% que conhecem e têm ou já tiveram produtos de investimento sustentáveis têm melhores conhecimentos financeiros e digitais e, no momento de escolher um produto financeiro de investimento, dão relativamente mais importância às características ambientais, verdes ou ecologicamente responsáveis do produto de investimento.
Quanto à negociação de instrumentos financeiros, cerca de 48,6% dos inquiridos afirmam nunca negociar ações, obrigações e fundos de investimento através de ferramentas digitais e 73,5% nunca negoceiam CFD, ETC, warrants, opções, futuros e outros produtos financeiros complexos com base nestas plataformas.
O Relatório do 5.º inquérito online à população universitária encontra-se disponível para consulta no Portal Institucional da CMVM.