14 Jun 2022

CMVM entregou prémio do Concurso Todos Contam ao Agrupamento de Escolas João de Deus em Faro

O Administrador da CMVM, Rui Pinto, em representação do Conselho Nacional de Supervisores financeiros, entregou, no dia 8 de junho, o prémio do Concurso Todos Contam para o ensino secundário ao Agrupamento de Escola João de Deus, de Faro.

O Agrupamento de Escola João de Deus venceu a 10.ª edição do Concurso Todos Contam, na categoria para o ensino secundário, com o projeto “Pela literacia financeira para grandes e pequenos”. Este projeto inclui atividades destinadas a promover a educação financeira de cerca 140 alunos do 1.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário, implementadas de forma transversal e envolvendo várias disciplinas.

A abertura da sessão foi assegurada pelo Diretor do Agrupamento, Carlos Luís, pelo Vereador da Ação Social da Câmara Municipal de Faro, Carlos Baía, e pela representante da Delegação Regional da Educação do Algarve, Margarida Pereira, que sublinharam a importância da educação financeira e o papel relevante desempenhado pela escola.

Durante a sessão, a professora coordenadora, Anabella Vaz, realçou a transversalidade, o fator multiplicação e a capilaridade como as caraterísticas mais marcantes do projeto. Os alunos apresentaram várias atividades lúdico-didáticas, envolvendo crianças desde a educação pré-escolar até ao ensino secundário, tendo a sessão sido aberta com um momento de dança de apelo à paz.

Na cerimónia, em que participaram mais de 200 alunos, o Administrador da CMVM frisou que o conhecimento é a primeira linha de defesa do investidor e enalteceu o trabalho que o Agrupamento de Escolas João de Deus está a desenvolver em prol da capacitação dos seus alunos para uma gestão consciente das suas finanças pessoais, preparando-os para os desafios do futuro. No final respondeu a várias questões dos alunos sobre a importância da poupança e a sua aplicação em produtos de investimentos, nomeadamente, em ações, obrigações, fundos de investimento e exchange-traded fund (ETF).

Sobre o Concurso Todos Contam

O Concurso Todos Contam é promovido anualmente pelo Conselho Nacional de Supervisores Financeiros (Banco de Portugal, Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões e Comissão do Mercado de Valores Mobiliários) em colaboração com o Ministério da Educação, com o objetivo de premiar os melhores projetos de educação financeira a implementar nas escolas.

 A 10.ª edição do Concurso Todos Contam contou com um total de 54 candidaturas a “Prémios Escola”, que envolviam cerca de 10 mil alunos de 82 escolas da maioria dos distritos de Portugal Continental e das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira. Foram também submetidas 5 candidaturas ao “Prémio Professor(a)”.