28 Mai 2018

CMVM entrega prémio do Concurso Todos Contam ao INETE

A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), em representação do Conselho Nacional de Supervisores Financeiros (CNSF), entregou ao INETE – Instituto de Educação Técnica, em Lisboa, o prémio para o ensino secundário, atribuído no âmbito da 6.ª edição do Concurso Todos Contam.

A Vice-Presidente da CMVM, Filomena Oliveira, entregou este prémio no passado dia 15 de maio, o qual visa distinguir, em cada ano e a nível nacional, o melhor projeto de educação financeira a implementar nas escolas.

A cerimónia teve lugar no auditório do INETE e nela estiveram presentes, para além da representante do CNSF e Vice-Presidente da CMVM, Filomena Oliveira, a Diretora do INETE, Fernanda Torres, a Coordenadora do projeto, Maria Dulce Martins, a representante da CMVM na Comissão de Coordenação do Plano, Maria Igreja e a representante do Ministério da Educação, Rosália Silva.

A sessão contou ainda com a presença de representantes do Banco de Portugal e da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões.

A cerimónia teve início com uma mensagem de boas-vindas da Diretora do INETE, que apresentou o projeto de formação financeira iniciado este ano letivo, o qual envolve os cerca de 600 alunos desta escola profissional.

Seguiu-se uma breve apresentação do Plano, a cargo da Maria Igreja, que salientou especialmente a importância do trabalho que o Plano tem vindo a desenvolver com as escolas e os alunos de todo o país, graças à parceria estratégica estabelecida desde o início com o Ministério da Educação.

A representante do Ministério da Educação, na sua intervenção, teve oportunidade de referir que o Ministério da Educação reconhece a importância da formação financeira e a necessidade de introdução destas matérias nos currículos escolares, e que, por esse motivo, se congratula com os projetos de literacia financeira que as escolas já desenvolvem.

A Vice-Presidente da CMVM reafirmou o apoio queda instituição, na qualidade de membro do CNSF, continua a dar às iniciativas do Plano, destacando a importância da formação financeira nas escolas, junto dos jovens, que, aprendendo em ambiente escolar estas matérias, terão no futuro as ferramentas adequadas para tomar decisões financeiras fundamentadas e esclarecidas, contribuindo deste modo para elevar o nível de bem-estar social e económico de Portugal.

Os cerca de 40 alunos presentes nesta sessão tiveram uma vincada participação, que incluiu a apresentação do projeto vencedor e das atividades já desenvolvidas durante o ano letivo, um momento musical, com uma interpretação de saxofone.

A sessão terminou com uma animada sessão de perguntas dos alunos sobre variados temas relacionados com o mercado de capitais, as sociedades de futebol cotadas em bolsa e as competências da CMVM, as quais foram respondidas pela Vice-Presidente da CMVM.

Sobre o projeto vencedor

O projeto do INETE tem a designação “Contem Connosco”, abrange os 10.º, 11.º e 12.º do ensino secundário /cursos profissionais e tem a duração de 3 anos letivos (início em outubro de 2017 e final em julho de 2020).

O projeto de literacia financeira integra-se no plano curricular das turmas, nas disciplinas de Contabilidade e Fiscalidade, Organização e Gestão de Empresas e Economia dos Cursos Técnico de Contabilidade e Técnico de Gestão.

Nos cursos das restantes áreas a literacia financeira fará parte da área de Cidadania e Desenvolvimento, transversal a todas as disciplinas das turmas do 10.º ano.

Um questionário sobre a literacia financeira será realizado junto da comunidade escolar. Esses dados permitirão perceber o grau de literacia financeira no início e no final dos 3 anos do projeto. O questionário tem por base o questionário inserido no relatório sobre a literacia financeira da população portuguesa 2015.

Os objetivos principais do projeto são:

  • Sensibilizar a comunidade escolar para as questões de literacia financeira.
  • Promover as atitudes financeiras adequadas na gestão das finanças pessoais, familiares e profissionais.
  • Estimular a criação de hábitos de poupança.
  • Divulgar o Portal “Todos Contam”, utilizando as suas funcionalidades

Os conteúdos a abordar no âmbito do projeto têm por base o Referencial de Educação Financeira, e incluem os seguintes temas: planeamento e gestão do orçamento, sistema e produtos financeiros básicos, poupança, crédito, ética e direitos e deveres.

As principais atividades programadas são:

  • Semana da Poupança/ Formação Financeira (elaboração de cartazes sobre poupança, de exposição com provérbios de poupança e de jogos de literacia financeira)
  • Ações de educação financeira dinamizadas por professores do INETE e alunos dos cursos técnico de gestão e técnico de contabilidade
  • Divulgação do Portal Todos Contam
  • Dinamização de palestras/workshops, com convidados externos, incluindo PNFF e DECO, sobre poupança e investimento, produtos financeiros básicos e tipos de créditos e criação do próprio negócio (empreendedorismo)
  • Atividades realizadas por alunos no âmbito da literacia financeira (exemplos: realização de cartazes sobre provérbios de poupança em português e inglês; dicas de poupança e exposição das mesmas. Os alunos do Curso Técnico de Contabilidade vão divulgar o Portal Todos Contam, para outros alunos, fazendo demonstrações)