22 Mai 2023

Arrancou um novo curso de formação de professores na região de Lisboa

O Ministério da Educação, através da Direção-Geral da Educação (DGE), e os supervisores financeiros iniciaram um novo do curso de formação dirigido a educadores de infância e professores dos ensinos básico e secundário.

O curso terá lugar entre os dias 20 de maio e 1 de julho, na Escola Secundária D. Dinis, em Chelas, e tem como objetivo apoiar os docentes na implementação do Referencial de Educação Financeira e dos Cadernos de Edução Financeira em contexto escolar.

A sessão de lançamento do curso contou com a participação da Presidente da Comissão de Coordenação do Plano Nacional de Formação Financeira (PNFF) e representante do Banco de Portugal, Lúcia Leitão, do representante da ASF na Comissão de Coordenação do PNFF, Eduardo Pereira, e da representante da CMVM na Comissão de Coordenação do PNFF, Maria Igreja. Os membros da Comissão de Coordenação do PNFF apresentaram a estratégia gradual que tem vindo a ser implementada desde 2011, com o apoio do Ministério da Educação, para promover a educação financeira nas escolas. A representante da DGE, Rosália Silva, esteve também presente na sessão, tendo apresentado os objetivos e a estrutura do curso de formação.

O curso de formação é certificado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua e tem uma duração total de 25 horas. Consulte aqui o programa completo deste curso.

A realização desta iniciativa enquadra-se numa das linhas de ação prioritárias do Plano Nacional de Formação Financeira 2021-2025, estando igualmente prevista no Protocolo de Cooperação celebrado entre os supervisores financeiros e o Ministério da Educação em 2021.