19 Out 2021

Alunos debatem o tema dos canais digitais e as fontes de informação na Semana Mundial do Investidor

No dia 12 de outubro, os supervisores financeiros dinamizaram um debate virtual com alunos do ensino secundário do INETE-Instituto de Educação Técnica, no âmbito das comemorações da Semana Mundial do Investidor 2021.

Antes do debate virtual, 65 alunos de quatro turmas dos Cursos Técnicos de Gestão e de Contabilidade, do 10.º e do 11.º anos, juntamente com os seus professores, trabalharam o tema dos canais digitais e a sua importância como fonte de informação nas decisões de poupança e investimento, através do preenchimento de um questionário e posterior discussão em aula dos resultados. Esta iniciativa contou com o apoio de materiais didático-pedagógicos desenvolvidos pelos supervisores financeiros.

No debate virtual, cada turma, representada por dois alunos, partilhou as suas conclusões sobre o tema. Os restantes colegas e professores puderam assistir à sessão online e acompanhar a participação dos seus colegas.

As conclusões partilhadas revelam que a maior parte dos alunos envolvidos já realizou compras de produtos e serviços e efetuou os respetivos pagamentos através de telemóveis. A fonte mais procurada para obter informação sobre os produtos e serviços são os amigos e a família, seguida dos sites oficiais dos vendedores e das redes sociais. Relativamente a produtos e serviços financeiros, a grande maioria dos alunos respondeu que apenas as entidades autorizadas e com registo nos supervisores nacionais podem proceder à sua venda.

Foram também discutidos os comportamentos de risco na utilização do telemóvel e suas consequências, bem como os sinais a que se deve estar atento para evitar situações de fraude online.

O debate foi encerrado pela Comissão de Coordenação do Plano Nacional de Formação Financeira, que agradeceu o envolvimento desta escola na iniciativa e reiterou a importância da informação na tomada de decisões de investimento, num contexto de crescente utilização das tecnologias e dos canais digitais.

WIW 2021

Semana Mundial do Investidor

A World Investor Week (Semana Mundial do Investidor) é uma iniciativa global criada pela IOSCO – Organização Internacional das Comissões de Valores, em 2017, com o objetivo de sensibilizar e alertar para a importância da educação financeira e da proteção dos investidores.