A presidente da CMVM, Gabriela Figueiredo Dias, em nome do Conselho Nacional de Supervisores Financeiros (CNSF), entregou o prémio do melhor projeto do 3º ciclo da 5ª edição do Concurso Todos Contam aos alunos do Colégio de S. Teotónio, em Coimbra.

A cerimónia decorreu no dia 5 de maio, nas instalações do colégio, foi aberta pelo Diretor do Colégio, Padre Manuel Carvalheiro Dias, e contou com os representantes da Direção Geral de Educação (António Dias) e da Comissão de Coordenação do Plano Nacional de Formação Financeira (Maria Igreja). Participaram também no evento cerca de 80 alunos.

O projeto vencedor, “Juntos preparamos o futuro” inclui a dinamização de uma sessão de esclarecimento sobre direitos e deveres (que será feita pela Associação de Pais dos alunos de Economia junto destes); a produção de materiais como cartazes e folhetos sobre a importância da poupança, o planeamento e gestão do orçamento e sistemas e produtos financeiros básicos; e o sistema de supervisão financeira em Portugal. O projeto é implementado na sala de aula pelos professores das várias disciplinas e será também integrado no Programa Eco Escolas.

Entre as atividades constam ainda a celebração do Dia Mundial da Poupança e a teatralização da fábula “A cigarra e a formiga”, a qual foi apresentada durante a sessão de entrega do prémio.

O projeto “Juntos preparamos o futuro” foi selecionado pelo júri do Concurso Todos Contam, presidido por Isabel Alçada e constituído por Maria Emília Brederode Santos, Maria Amélia Cupertino de Miranda, José Vítor Pedroso, e Cristina Pereira.

Concurso Todos Contam – 5.ª edição

Na 5ª edição do Concurso Todos Contam foram recebidas 49 candidaturas, que envolveram 71 escolas e cerca de 15.500 alunos, da maioria dos distritos de Portugal Continental e das Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores.

Dos 49 projetos submetidos a concurso, cinco referiam-se à educação pré-escolar, 12 ao 1.º ciclo do ensino básico, cinco ao 2.º ciclo do ensino básico, 16 ao 3.º ciclo do ensino básico e 11 ao ensino secundário, independentemente de envolverem outros níveis de educação ou ciclos de ensino.

O Concurso Todos Contam é promovido pelo CNSF – Banco de Portugal, CMVM e ASF – e pelo Ministério da Educação, através da Direção-Geral da Educação e da Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional, e enquadra-se nos trabalhos do Plano Nacional de Formação Financeira.